Propostas pastorais para a Missão - Dezembro
Após 11 meses de “Missão 2010”, eis-nos chegados aos primeiros dias do Advento, em que a liturgia nos convida a viver um tempo de espera e de promessa, um tempo de contemplação do Deus que rasga os céus e faz acontecer a salvação. Dezembro, envolvido nas cores do Advento, mergulha-nos no mistério da Encarnação, volta-nos para o coração da história em que “o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco (Jo 1, 14), em que o “Verbo era a Luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina (Jo 1,9). Assim, na continuidade da dinâmica da Missão 2010, o mês de Dezembro será o mês da LUZ, o mês que nos convida a «Acolher a vida de Deus e a irradiar a Luz em abundância».
Como nos meses anteriores, o Secretariado Diocesano da Educação Cristã (catequese) oferece sugestões e subsídios. Nos primeiros dias de Novembro, como proposta e ajuda às comunidades, foi entregue aos Senhores Vigários da Vara, para cada paróquia, duas revistas d’A MENSAGEM e a carta do Sr. Bispo D. Manuel (estes documentos poderão ser consultados na página da Diocese e em www.catequesedoporto.com).
De acordo com o lema, as actividades e gestos propostos respondem a um duplo movimento: acolher e irradiar a luz. Para acolher a vida de Deus, em comunidade e irradiar a Luz em abundância sugere-se: uma dinâmica de Advento 2010, uma Novena do Menino, uma Vigília de Natal, a recuperação da tradição da Sagrada Família de casa em casa e subsídios de reflexão sobre a missão da Igreja, nomeadamente a Catequese.
Para oferecer o Evangelho, como Boa Notícia, aos distanciados da fé e dos nossos espaços eclesiais, sugere-se uma “semana do anúncio” que proporcione aos catequizandos e outros membros da comunidade, uma experiência de missão. Assim, catequistas, catequizandos e familiares são convidados a entregar, pessoalmente, a carta/mensagem do Sr. Bispo D. Manuel a todos os habitantes da Diocese, com votos de Santo e feliz Natal. Também se sugere a realização de pequenos concertos de rua, com músicas alusivas à quadra festiva. Por sua vez o SDEC organizou uma Exposição/venda de Natal, de Pintura/Escultura cujo tema é “Natal” dar a ver, ouvir e a viver a Luz e a Esperança, que pode ser vista no Palacete Visconde de Balsemão, Praça Carlos Alberto, Porto. Também vai realizar alguns concertos em centros comerciais e não só. Os leitores são convidados a participarem num concerto de Natal (vozes de Crianças e Orquestra de Sinos), dia 3 de Dezembro, pelas 21.30, no Palacete dos Viscondes de Balsemão. Entrada livre. A paróquia de Paranhos, em sintonia com o SDEC, convidou todas as paróquias e participarem numa Exposição de Presépios paroquiais. A fim de terminar o mês sobe o sinal da Luz, lançou-se o desafio de dar a ver a Luz de Cristo, através dum “Cordão de Luz”, ao cair da tarde, do dia 31 de Dezembro.
Ao terminar 2010, não poderíamos deixar de recordar os catequistas que, semanalmente, entregam o seu tempo e energias ao anúncio do Reino e à iniciação à vida na fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Celebraremos, com eles o “Jubileu dos Catequistas”, na Sé, dia 12 de Dezembro pelas 15h. Todos estamos convidados. Em Julho de 2010, o Sr. Bispo D. Manuel dirigiu uma carta aos catequistas, esta poderá ser lida na Revista Mensagem de Julho ou no site do SDEC.
Ao chegar ao último mês da Missão 2010, relemos as palavras da Carta Apostólica Novo Millenio Ineunte, nº 16: «Os homens do nosso tempo, talvez sem se darem conta, pedem aos crentes de hoje não só que lhes ‘falem’ de Cristo, mas também que de certa forma lho façam ‘ver’. E não é porventura a missão da Igreja reflectir a luz de Cristo em cada época da história, e por conseguinte fazer resplandecer o seu rosto também diante das gerações do novo milénio?”; recordamos o jeito de estar em missão nas palavras de D. Manuel Clemente, a 20 de Março de 2008: (…)Temos de estar próximos, muito próximos de todos eles. Sem farisaísmo nem sobranceria, de modo simples e fraterno, como quem partilha o que lhe foi dado”; e deixamos ressoar a mensagem do Papa Bento XVI, a 14 de Maio, no Porto: “Meus irmãos e irmãs, é necessário que vos torneis comigo testemunhas da ressurreição de Jesus. […] Esta é a missão inadiável de cada comunidade eclesial: receber de Deus e oferecer ao mundo Cristo ressuscitado” e ainda (em Lisboa) «Ele dá-nos a luz que, nos faz viver e encontrar a estrada para o futuro”.
Secretariado Diocesano da Educação Cristã
Mª Isabel Azevedo de Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário